A adoção de novas tecnologias na construção civil é uma alternativa com poder de proporcionar obras cada vez mais velozes, com resultados econômicos mais satisfatórios, principalmente quando se tratam das chamadas obras populares, que trabalham com orçamentos apertados. Então, por que não buscar soluções tecnológicas para obras populares?
De fato, a inovação é uma característica natural e necessária na construção civil. Desde o desenvolvimento do projeto, passando pelo planejamento da obra, a implantação de novas técnicas construtivas e a utilização de novos materiais têm feito o setor diminuir o tempo das obras, reduzindo os resíduos gerados, assim como o desperdício.
A consequência de tudo isso é um menor custo agregado a uma obra com maior sustentabilidade. Sendo assim, conheça algumas soluções tecnológicas para obras populares e saiba quais as escolher certas para conseguir construções mais rápidas e econômicas.
O tempo de execução, ainda que seja difícil de mensurar com exatidão, é um fator primordial para equalizar o custo de uma obra. Afinal, é possível baixar custos se a obra for otimizada.
Para as obras populares, a inclusão de novas tecnologias tem garantido um excelente resultado, principalmente em função da otimização da mão de obra.
Ocorre que, na maioria das etapas, o custo da mão de obra não se diferencia apenas pelo padrão da obra. Isso significa que um pedreiro terá, praticamente, o mesmo custo para executar uma alvenaria ou um contrapiso, independentemente do padrão.
Sem a ajuda da tecnologia, fica difícil cumprir o cronograma estipulado, o que resulta em atrasos e, consequentemente, maiores custos.
Um exemplo de tecnologia que propicia bons resultados de tempo e custo, inclusive para obras populares, é o Contrapiso Bombeado com Argamassa Autonivelante, que chegou ao Brasil mais fortemente a partir de 2009, após algumas décadas de utilização na Europa.
Esse sistema consolidou-se como uma tecnologia capaz de reduzir em 10 vezes o tempo de aplicação de um contrapiso, quando comparada à aplicação do contrapiso de argamassa convencional, envolvendo o mesmo número de funcionários.
O transporte vertical, por exemplo, é um dos grandes gargalos na logística de uma obra. Para lidar com isso, o bombeamento de argamassa é uma tecnologia largamente implementada.
O sistema de contrapiso bombeado trata-se de uma solução amplamente utilizada na Europa desde os 90 e garante excepcional aumento de produtividade.
Soluções tecnológicas como essa não apenas reduzem o valor do material aplicado, mas diminuem os desperdícios e eliminam a necessidade de estoque e também de transporte vertical.
É fundamental ter atenção a alternativas seguras, confiáveis e que já apresentam resultados vantajosos para a construção.
Em se tratando da construção de edifícios, um outro bom exemplo de solução tecnológica é o contrapiso flutuante acústico, que reduz, entre os apartamentos, aqueles incômodos ruídos de impacto.
No caso do contrapiso flutuante acústico, é possível aliar duas soluções de uma única vez, já que o sistema de contrapiso autonivelante bombeado adapta-se muito bem ao sistema acústico, devido a composição no traço da argamassa autonivelante.
Viu como é possível discutir soluções tecnológicas para obras populares mais rápidas e econômicas? Acesse o site da Nivelle Brasil, empresa com atuação há 12 anos, contribuindo para a execução de obras por 16 estados do país, com soluções para todos os padrões de acabamento e logísticas diferenciadas.
Fale Conosco